logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

Empreendedorismo e empoderamento feminino são temas de ação do Sinapro-Bahia

Empreendedorismo e empoderamento feminino são temas de ação do Sinapro-Bahia

A live EmporaMentes recebeu as empresárias Geórgia Nunes e Najara Black como convidadas da primeira edição

A designer de produtos e idealizadora da Amora Brinquedos Afirmativos, Geórgia Nunes, e a estilista e fundadora da marca N Black, Najara Black, contaram suas histórias de transformação na estreia da live EmpoderaMentes. A iniciativa é do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) e teve sua primeira edição transmitida pelo perfil @sinaprobahia no Instagram, no último dia 29 de setembro. Com o tema: “Empreendedorismo criativo e representatividade”, a ideia do EmpoderaMentes é trazer histórias criativas e inovadoras de pessoas que transformam sua realidade e a do próximo.

Na primeira parte da live, a presidente do Sinapro-Bahia, Vera Rocha, conversou com Geórgia Nunes, idealizadora do Amora Brinquedos Afirmativos, um negócio social que possui o propósito de levar representatividade negra através de brinquedos e atividades lúdicas. “A sementinha da Amora foi plantada em 2005, quando não achei, no mercado de Salvador, cidade que tem mais de 80% da população autodeclarada negra, bonecas que pudessem representar as meninas negras”, explicou Geórgia.

Trabalhando com o conceito de negócio social, onde cada boneca vendida se reverte em outro brinquedo afirmativo doado para escolas públicas, a Amora Brinquedos Afirmativos já expandiu seu leque de atuação e de produtos, como caixas de giz com 12 e 24 cores com diversos tons de pele. “Esses brinquedos são materiais multi pedagógicos para desconstruir o racismo. A educação, de fato, transforma; eu tenho visto isso, na prática, durante eventos que realizamos em escolas públicas”, ressalta.

Outra ação da Amora é a realização de contação de histórias, oficinas e eventos, como o “Eu brinco, eu existo”, onde os brinquedos afirmativos são levados para escolas da rede pública. “Ano passado, conseguimos impactar 4 mil crianças, fazendo 12 eventos em 12 escolas públicas. Precisamos empoderar essas crianças, fazer com que elas gostem do que vêem no espelho, tenham uma identidade reforçada”, afirma Geórgia, garantindo que o papel do professor nessa construção da autoestima é fundamental.

A estilista, palestrante, agitadora cultural e fundadora da marca N Black, Najara Black, foi a segunda entrevistada da live EmpoderaMentes. A marca, que já tem 15 anos no mercado, foi criada com intuito de fazer moda alternativa e street wear, contemporânea, com mix de referências da cultura africana e baiana e que quer imprimir autoestima, empoderamento e pertencimento em suas peças.

“Minha mãe foi minha grande investidora, foi quem acreditou 100% e me fez persistir em meio às adversidades”, destaca Najara. Ela afirma que: “Hoje, a N Black é uma marca que veste corpos e mentes. Traz, através de suas roupas, uma visão de ética, de mundo, de estética, de beleza, de empoderamento, autoestima, pertencimento e empreendedorismo, já que, através da marca, abrimos oportunidade para outros negócios e empreendedores”.

A história de sucesso da N Black fez com que Najara motivasse outros empreendedores. “Numa oportunidade que tive através do Sebrae, comecei a dar palestras. Quando percebi que através de minha história, poderia impactar vidas, mudar a história de outras pessoas, isso me faz vencer a timidez e querer falar, compartilhar meu conhecimento”, destaca.

No Comments

Post a Comment