logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

On e Offline: Conexão definitiva

On e Offline: Conexão definitiva

“A Revolução Cognitiva deu início à história, há cerca de 70 mil anos. A Revolução Agrícola a acelerou… A Revolução Científica, que começou há apenas 500 anos, pode muito bem colocar um fim à história e dar início a algo completamente diferente.” Yval Noah Harari

No seu livro Sapiens, o Professor Harari conta como essas três revoluções afetaram os seres humanos e o ecossistema mundial. Como profissionais de propaganda, e sem pretensões, procuramos abordar aspectos sobre como a Revolução Digital vem mudando o mundo desde a chegada da Internet, na década de 1990.

O que me fez escrever sobre este assunto foi a aceleração das mudanças na vida das pessoas e empresas, mais percebidas com a Pandemia da Covid19, dado o isolamento social  e trabalho home office. Também me impactou uma palestra de Martha Gabriel, onde ela descreve como vê o mundo on e offline.

Nos últimos dez anos, as mudanças no mundo digital tornaram-se mais marcantes e aceleradas. As empresas, a cada nova ferramenta ou canal de comunicação que surgia, entenderam a magnitude das transformações. 

A comunicação ON tornou-se indispensável e selou o fim da separação ON e OFF. A Internet ficou acessível no celular e as pessoas passaram a trabalhar, estudar e curtir o lazer no mobile.

Os smartphones incorporaram novas funções, permitindo a transmissão de vídeos, a mensagem de voz, a gravação de momentos vividos em tempo real e seu instantâneo compartilhamento.

Banda Larga: Novo Salto

A Banda Larga foi a tecnologia decisiva para um novo salto. Antes, nós precisávamos gravar o conteúdo em um meio físico e levá-lo para o destinatário.

A Banda Larga nos levou a toda parte. É o efeito do processo ubíquo, que se caracteriza pela possibilidade de estarmos em uma reunião em Beijing, falarmos com uma pessoa em casa e dialogarmos com alguém no Rio. Atualizamos Jules Verne. Fizemos a volta ao mundo em 80 minutos. Outro passo foi a Banda Larga Móvel, que permitiu às pessoas se deslocarem carregando consigo suas conexões.

A integração ON e OFF cresceu, e se expandiu exponencialmente com a Banda Larga Móvel, dentro da pasta de homens, bolsas de mulheres e  mochilas de jovens.O celular se tornou indispensável e, hoje, existem 6 bilhões de celulares no mundo.

Segundo Martha Gabriel, não existe mais  on-line e  off-line. A soma dos dois é o one line. É o que ela chama de cibridismo. Cíbrido é o cyber híbrido. É um corpo formado de duas partes que coexistem.   Essas duas partes são a humana e a tecnológica. Juntas, facilitam a vida das pessoas.

Cibridismo

Trazer esse conceito de cibridismo para a atividade publicitária significa pensar a comunicação mais que integrada, cíbrida, o que implica numa formação acadêmica diferente da que temos hoje, no rever a “arquitetura do negócio da propaganda” e numa ampla requalificação dos profissionais.

É uma reinvenção do pensar de forma “global”, de uma globalidade multifacetada, pois temos de atingir públicos múltiplos, em múltiplos locais e através de múltiplos canais. O desafio é buscar definir “mensagens criativas e abrangentes” para o público-alvo e traduzi-las para cada cluster, isoladamente.

As ferramentas desenvolvidas pelo ser humano, não serão capazes de criar estas mensagens automaticamente. O publicitário continuará indispensável para criá-las.    

Hoje, é hora de dar o salto para a Comunicação One Line. É mais um avanço tecnológico, que muda nossa forma de se comunicar, de criar e de viver.

Vera Rocha Dauster

Presidente do Sinapro-Bahia e CEO da Rocha Comunicação

No Comments

Post a Comment