#DáumHelp10 – Uma agência da década de 1940

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Até o fim dos anos trinta e início dos anos 40, a publicidade brasileira não passava de um bando de franco atiradores, onde levavam a melhor, aqueles que ofereciam mais vantagens e benefícios para os comerciantes que também, por sua vez, não tinham bons resultados para o dinheiro gasto. Se vendiam alguma coisa, era porque havia muita gente querendo comprar as novidades que surgiam a todo instante. Ainda assim, era comum o empresário reclamar que “gastara” uma fortuna em reclames e avisos mal elaborados por seu pessoal de vendas e por corretores de anúncio que mal sabiam fazer alguma coisa nesse sentido. E os resultados eram sofríveis.

Felizmente em 1943 um movimento dos principais mercados brasileiros resolveu organizar a atividade e assim criaram os Sindicatos de Agências de Propagnda e, de lá para cá a publicidade se desenvolveu a ponto de conquistarmos espaço dentre o que se faz de melhor na comunicação mercadológica de todo o mundo. Isso sem falar no desenvolvimento que o negócio da publicidade gerou em todos os mercados do Brasil. Mas, lamentavelmente o que vemos hoje, no bojo da reforma trabalhista, é um movimento no sentido de tornar os Sindicatos de Agências, os Sinapros, em alguma coisa dispensável, sem levar em consideração os benefícios que a organização dos sindicatos trouxe para as empresas e para o País como um todo.

A manutenção dos Sindicatos de Agências de Propaganda é tão importante que não podemos aceitar passivamente que o pagamento de sua parca contribuição anual seja transformada em um item simplesmente opcional. Para tanto existe agora uma contribuição equivalente à que se pagava anteriormente para que os nossos Sinapros possam continuar prestando serviços à categoria. É uma contribuição alternativa à Contribuição Sindical que se tornou opcional. As atividades mantidas pelos Sinapros são de extrema importância para toda a categoria, seja no trabalho de orientar as agências em assuntos complexos como licitações, orientações sobre assuntos relativos a tudo o que ocorre em matéria de legislação, como direito autoral, trabalhista, tributária, etc. Os Sinapros organizam eventos didáticos e profissionais, como oficinas de gestão de agências, eventos sobre relacionamento entre clientes e agências, participam da edição de livros específicos sobre a atividade e muito mais.

Ao contrário do que acontecia nas décdas de 1930/40, nós hoje somos profissionais do maior respeito em todos os mercados do País e do mundo. Não desista do seu Sinapro ou sua agência pode se transformar numa daquelas dos velhos tempos. A escolha é sua.

Author: Marketing

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