logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

Você sabe o que é ESG?

Você sabe o que é ESG?

Ultimamente, tem se falado muito em ESG, seja nominando fundos de investimento, seja referindo-se a empresas que a adotaram como estratégia. A sigla significa Environmental, Social and Governance. Traduzindo: meio ambiente, social e governança corporativa. Três assuntos que desde os anos 1990 têm sido tratados pelas corporações, mas que em 2020 tomou uma proporção ainda maio.

Em janeiro do ano passado, no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça, empresários concluíram que chegou a vez de as empresas olharem mais para os interesses das pessoas que são afetadas e que afetam seus negócios, os chamados stakeholders(em regra, empregados, clientes e fornecedores), do que para os acionistas, shareholders. A isso, deram o nome de capitalismo dos stakeholders, ou seja, o foco não está mais na distribuição dos lucros, mas sim no que a empresa pode fazer para tornar o mundo melhor, claro que sem deixar de ganhar dinheiro com a venda de seus produtos ou serviços.

Desigualdade social, racismo estrutural, mudanças climáticas, o avanço da inteligência artificial e mesmo a pandemia do novo coronavírus são apenas alguns dos muitos problemas urgentes que todos precisamos lidar e as empresas têm sido cobradas por seus stakeholders a terem um posicionamento e apresentarem suas ações para mitigar esses males.

Os consumidores querem produtos melhores, mas, ao mesmo tempo, exigem que as empresas deixem um impacto positivo sobre o mundo. Isso precisa ser internalizado por aqueles que divulgarão produtos e serviços de seus clientes.

Uma empresa que adere às boas práticas em ESG revela que ele procura: minimizar seus impactos no meio ambiente; cuidar melhor das pessoas de seu entorno, respeitando diferenças e promovendo diversidade e inclusão e se posicionando sobre questões relevantes para a sociedade; implementar políticas e ações que evidenciem transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade.

Sem dúvida que as organizações que se mobilizam em questões relacionadas com o meio ambiente, com o social e que possuem uma governança sólida, querem ajudar na construção de um mundo melhor.

O assunto é tão importante que o mercado financeiro passou a valorizar mais as empresas comprometidas com a agenda ESG e, nos últimos doze meses, vimos surgir uma enorme quantidade de fundos de investimento de ESG.

Assim, vale a pena conhecer mais sobre as empresas que você costuma comprar produtos e serviços. É muito melhor valorizar uma organização preocupada com questões socioambientais e que possui uma governança transparente e comprometida com o combate à corrupção.

Augusto Cruz é advogado, mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas e sócio da AC Consultoria e Treinamento Empresarial.

No Comments

Post a Comment