logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos

ENCONTRO DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA

De humanos para humanos

Sob o sol da Bahia, mais um Encontro Nacional das Agências de Propaganda. Um encontro bienal para discutir tendências e insights que impactam o negócio da propaganda. Vem aí mais um grande encontro da propaganda brasileira.

O que é o evento?

Pensado para ser realizado a cada 2 anos pelo Sinapro-Bahia, o Encontro das Agências de Propaganda – ENAPRO, é um dos principais eventos do mercado publicitário baiano que aproxima fornecedores, agências e veículos. Formado a partir de um ciclo de palestras com profissionais renomados, o evento busca debater questões sobre o mercado publicitário atual. Um encontro único em um ambiente pra lá de inspirador. 

Em novembro de 2023, o ENAPRO voltou a acontecer na Bahia, com o intuito, entre outras coisas, de redefinir nossa atuação no mercado publicitário baiano, indo a favor da maré das tendências e novas tecnologias.

Data e local

De 23 a 25 de outubro de 2025, em Salvador – BAHIA, no Gran Hotel Stella Maris.

Um encontro único em um ambiente pra lá de inspirador.

Público-alvo

– Sócios e diretores das agências de Salvador e interior do estado
– Presidentes dos Sinapros de todo Brasil
– Diretoria da Fenapro
– Sócios e diretores dos maiores veículos de comunicação
– Sócios e diretores dos maiores fornecedores do mercado
– Representantes da ABERT, ANER, ANJ, FENAPEX e outras entidades
– Representante do Governo da Bahia
– Representante da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes)
– Imprensa especializada

Amplie sua rede!

O Enapro 2025 - Encontro das Agências de Propaganda vai trazer grandes profissionais para debater os temas mais atuais e falar sobre tendências da comunicação, inclusão, diversidade e mundo digital.

Alexis T. Pagliarini

Fundador da Criativista ESG4 Colunista do PROPMARK, da Revista Live Marketing e do programa de TV Grandes Nomes da Propaganda. Fala de Criatividade com Propósito; Gestão Consciente e ESG, com exemplos do Cannes Lions.

Tema da Palestra

“O fator humano”

Eco Moliterno

Chief Creative Officer da Accenture Song para a América Latina

Depois de quase 20 anos trabalhando em agências de publicidade – sendo os 7 últimos como Diretor de Criação Executivo na Africa –, Eco Moliterno é desde 2017 o Chief Creative Officer da Accenture Song pra toda a América Latina.

Em 2013, ganhou o Prêmio Caboré como Profissional de Criação do Ano e em 2015 foi eleito um dos publicitários mais influentes do Brasil e um dos brasileiros mais influentes da internet.

Além de ter sido um dos primeiros LinkedIn Top Voice do Brasil, Eco também foi considerado um dos 3 publicitários mais admirados por profissionais de marketing segundo o Agency Scope em 2016 e 2018, além de já ter sido premiado e membro do júri dos principais festivais de criação do mundo – incluindo duas vezes como jurado do Festival de Cannes (2009 e 2018).

E em 2020 foi listado pela revista WIRED como um dos “50 Nomes que estão Expandindo a Criatividade no Brasil.

Tema da Palestra

“A nova crI.A.tividade”

Hugo Rodrigues

Sócio da WMcCann

Hugo Rodrigues é sócio da WMcCann, empreendedor e conselheiro. Escolhido pelo Interpublic para suceder Washington Olivetto em 2017, após conduzir uma das maiores viradas do mercado ao levar a Publicis do 12o ao 2o lugar no ranking brasileiro. À frente da WMcCann, repetiu o feito: levou a agência ao 1o lugar no Brasil em 2021 e 2022 e conquistou 11 novos clientes em nove meses.

Fundou a Aldeiah (2022), criada para atender exclusivamente o Bradesco. Reconhecido pela Bloomberg Línea entre os 500 mais influentes da América Latina, eleito Game Changer pelo Meio & Mensagem e LinkedIn Top Voice, Hugo soma 20 Leões em Cannes — incluindo o primeiro da GM e o da L’Oréal no Brasil — e mais de 30 Effies. Integra os conselhos do SBT, da Lupo, do UNICEF e da ECA-USP. É voluntário da Casa do Zezinho há 20 anos.

Tema da Palestra

“Inovação em Você: criando oportunidades em um cenário de mudanças aceleradas”

Ju Monte

Head de Inteligência de Mercado

“Juliana Montenegro, também conhecida como Ju Monte, é publicitária com mais de 20 anos de experiência em mídia, branding e planejamento estratégico.

Ao longo da carreira, atuou em algumas das principais agências do país, como W/Brasil, Leiaute, Morya e Propeg, além de ter liderado projetos de comunicação e marketing para grandes marcas como Unibanco, Red Bull, Warner Music, Magazine Luiza, Braskem, diversas contas públicas e privadas.

Hoje, ocupa a posição de Head de Inteligência de Mercado na ATcom, uma das mais respeitadas agências de assessoria de imprensa do Nordeste, trabalhando com foco em monitoramento digital, análise de dados, gestão de reputação e insights estratégicos para marcas.

Sua atuação combina repertório criativo, raciocínio analítico e uma visão holística da comunicação contemporânea, ajudando empresas a se posicionarem de forma relevante em um cenário cada vez mais complexo, digital e movido por reputação.”.

Tema da Palestra

"Branding para Gente em Tempos de IA"

Lucas Reis

Presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP)
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, Presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Vice-Presidente de Operações do IAB (Internet Advertising Bureau) Brasil. É professor na Escola Aberje e na Sandbox Escola de Estratégia, e, também, autor do livro "Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária".

Tema da Palestra

“Como criar com IA”

Marianna Ferraz

Gerente de Marketing de Dove Masterbrand no Brasil

Marianna Ferraz é publicitária com sólida trajetória no mercado de comunicação. Após atuar em grandes agências de publicidade, há oito anos está na Unilever, onde já trabalhou com diversas marcas da companhia. Atualmente, é Gerente de Marketing de Dove Masterbrand no Brasil e também lidera a estratégia de comunicação de Dove Personal Care para a América Latina, impulsionando narrativas que unem cuidado, propósito, relevância cultural e criatividade.

Tema da Palestra

“Dove - há mais de 20 anos repovoando o imaginário da Beleza”

Nina Campos

Palhaça e Designer para Relações na Relações Simplificadas
Nina trabalhou como publicitária por 14 anos, destacando-se como a primeira planejadora estratégica brasileira a ganhar o prêmio Young Creatives. Aos 26 anos, tornou-se diretora de planejamento da agência Loducca e, aos 32, foi a mais jovem mulher a ocupar o cargo de Diretora Geral, na multinacional inglesa Lowe. Em 2005, decidiu expandir sua atuação, dedicando-se à consultoria de sustentabilidade. Durante três anos, desenvolveu projetos estratégicos para empresas como Coca-Cola e Bradesco. Sua inquietação diante de relações corporativas marcadas pela falta de transparência, colaboração e confiança levou à criação da empresa POP – Palhaços a Serviço das Pessoas, em parceria com Mônica Malheiros. Desde 2008, essa iniciativa utiliza a linguagem do palhaço para aproximar o universo corporativo da dimensão criativa e mais humana das pessoas. Em 2016, Nina criou a consultoria “Relações Simplificadas”, ao lado do psicólogo e psicanalista Francisco Nogueira. Além disso, é pós-graduada em Jogos Cooperativos pela Unimonte e coidealizadora da Semana da Cultura Psi. É também mentora no programa “Mentoria para Mulheres Nós por Elas” do Instituto Vasselo Goldoni (IVG), contribuindo para o fortalecimento profissional e o protagonismo feminino.

Tema da Palestra

Sapien, Faber e Luden: as três dimensões humanas”

Preto Zezé

Liderança da Central Única das Favelas (CUFA)

Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé (@pretozeze), é uma das maiores lideranças das favelas brasileiras. Cofundador da Central Única das Favelas (CUFA) e presidente da CUFA Rio de Janeiro, é um empreendedor de destaque, conselheiro do BTG Pactual, colunista do jornal O Globo, curador do Prêmio da Música Brasileira, membro da bancada do programa Domingão com Huck, produtor artístico e musical, escritor e ativista. Filho de um casal de retirantes — mãe doméstica e pai pintor da construção civil —, foi criado na favela das Quadras, em Fortaleza (CE). Preto Zezé se consolidou como uma figura central nas causas sociais do país, atuando com protagonismo no debate sobre o racismo estrutural e sua conexão com a desigualdade social no Brasil.

Tema da Palestra

“Liderando agendas de soluções em situações adversas”

Siga o Sinapro-Bahia nas mídias sociais

Programação

A programação do ENAPRO 2025 já está definida. Agora só falta você garantir a sua presença para não perder o Encontro das Agências de Propaganda!

Centro de Convenções do Gran Hotel Stella Maris

19h – Posse da nova diretoria – Solenidade

Abertura com a Orquestra Neojiba

20h – Coquetel volante com música – Atração Faustão

08h40 às 10h:10 – “O fator humano” – Alexis Pagliarini – Palestrante Confirmado

10h10 às 10h:40 – COFFEE BREAK – Maria João – 30 minutos (caminhão led)

10h40 às 12h10 – “A nova crl.A.tividade” – Eco Moliterno – Palestrante Confirmado

12h30 – Almoço (Não incluído no evento)

14h30 às 16h – “Liderando agendas de soluções em situações adversas” – Preto Zezé – Palestrante Confirmado 

16h às 16h30 – COFFEE BREAK – Salvador FM – 30 minutos

16h30 às 18h – “Dove – Há mais de 20 anos repovoando o imaginário da beleza” – Marianna Ferraz – Palestrante confirmada

8h40 – Apresentação do Coral da Paz

9h10 – “Como criar com IA” – Lucas Reis (Presidente da ABMP) – Palestrante confirmado

9h40 às 10h10 – COFFEE BREAK 3 – 30 minutos (Shopping Bela Vista)

10h10 às 11h10 – CLRS 2025 – Cannes Lions Road Show – Alexis Pagliarini – Palestrante Confirmado

11h10 às 12h40 – “Sapien, Faber e Luden: as três dimensões humanas” – Nina Campos – Palestrante confirmada

12h40 – Almoço (Não incluído no evento)

14h30 às 16h – “Branding para Gente em Tempos de IA” – com Ju Monte – Palestrante confirmada

16hàs 16h30 – COFFEE BREAK 4 – (TVE)

16h30 às 18h – “Inovação em Você: criando oportunidades em um cenário de mudanças aceleradas” – Hugo Rodrigues – Palestrante confirmado

18h – Encerramento

Mais do que um super evento, essa é uma oportunidade imperdível de viver uma rede social ao vivo, com interação e networking com profissionais de todo o país.

Entre em contato e faça a sua inscrição

Imagem do WhatsApp de 2025-05-20 à(s) 18.21.05_a6ca4c1b

Conheça os nossos parceiros: