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Pesquisa mostra que 77% dos brasileiros estão frustrados com suas marcas favoritas

Pesquisa mostra que 77% dos brasileiros estão frustrados com suas marcas favoritas

Para consumidores, lojas físicas fidelizam melhor do que as lojas online

Uma pesquisa realizada pela plataforma Tiendeo mostra que 77% dos brasileiros estão decepcionados com uma de suas marcas ou lojas favoritas porque elas não atendem às suas expectativas. O levantamento foi realizado de forma virtual na primeira semana de setembro com cerca de 800 pessoas aqui no Brasil.

Do ponto de vista dos consumidores, o reembolso das compras que fizerem é a forma mais eficaz de conquistá-los, conforme afirmam 41% das pessoas que participaram da pesquisa. Descontos em produtos ou atividades de entretenimento como shows, eventos esportivos ou acesso VIP a experiências exclusivas motivam de forma especial a 30% dos entrevistados.

A plataforma revela que, no auge do e-commerce, apenas 14% são a favor do frete grátis, contra 13% dos consumidores que continuam em busca das melhores promoções. Apenas 2% escolheram os prêmios como uma forma útil de fidelidade.

Loja física e fidelização

De acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores brasileiros afirmam que ir direto às lojas físicas é garantia de satisfação, pois elas sabem melhor do que ninguém como merecer sua fidelidade. Enquanto isso, 25% dos entrevistados consideram que nas lojas online encontram bons motivos para se manterem fiéis e 33% reconhecem o esforço realizado por ambos os canais com ações de fidelização.

O estudo da Tiendeo indica que para 48% dos brasileiros a atenção dedicada ao cliente é o fator que determina em qual marca ou loja depositarão sua confiança e fidelidade. Na mesma linha, 18% dizem que valorizam o acompanhamento e a comunicação após a compra.

Apesar da crise econômica, a pesquisa mostra que o preço dos produtos não é determinante para na hora de o consumidor brasileiro fazer suas escolhas. Segundo o, estudo, 15% dos consumidores indicam que o preço é decisivo para ser fiel às marcas. Com ofertas e promoções constantes, outros 13% irão dedicar sua fidelidade, enquanto 6% serão conquistados por meio de programas de fidelidade.

Fonte: Mercado&Consumo

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